Data da instalação 17/09/2013
Bom, vou começar um relato de uso do GNU/Linux Zenwalk. Usando por um mês relatando a experiência da distribuição.
Conheci o Zenwalk no site sobre linux distrowatch.com. Para baixá-lo fui no endereço http://www.zenwalk.org/modules/tinyd/index.php?id=5. Escolhendo um mirror que esteja funcionando aguardei o download tomando uma super xícara de café fera!
Feito o download, vamos gravar um cd e começar a instalação.
Como o Zenwalk provêm do slackware é óbvio que sua instalação é praticamente os passos de instalação para o slackware. Primeiro ele pede as partições, de swap e a que vai ser instalada o linux, fiz a instalação numa hd de 80 só para ele. Depois é só escolher a opção install que ele começa a instalar os pacotes da distribuição. Ao final ele pede a senha de root e faz as perguntas de criação de um novo usuário (além do root) e algum grupo de trabalho que você necessitar.
Ao término da instalação ele reinicia pede usuário e senha e entra no gerenciador de janelas xfce 4, diga-se de passagem elegantemente rápida e convidativa. E os principais programas para desktop:
  • Libreoffice 3.6 (suite para escritório)
  • Firefox 15.0 (um pouco atrasadinho para os mais afoitos)
  • Gimp 2.8 (substituto do photoshop)
  • Thunderbird 15.0 (leitor de e-mail)
  • Brasero 3.4.1 (para gravar dvd e cd)
  • Transmition (para baixar torrents)
  • Totem 3.0.1 (para assistir filmes)

Dia 18/09/2013

Instalação do wine com pacote próprio deles (wine-1.7.2-i486-1sg.txz) pego no site http://www.winehq.org/download e instalando pelo installpkg nome_do_arquivo.txz. Instalei também o  symphony lotus da IBM através de pacotes que eu já tinha do slackware 14 (os pacotes do symphony estão em https://www-03.ibm.com/software/lotus/symphony/home.nsf/home), usei também serviços de e-mail online (gmail) e google doc e passar backup de volta, tudo que necessitei funcionou maravilhosamente.

Dia 19/09/2013
Navegação normal usando firefox para google drive, e-mail, baixar video do via rápida e assistí-lo no totem e fazer assinatura de e-mail do etec institucional (é só colar a imagem na assinatura!Fera! Sensacional!)

Dia 20/09/2013
Apresentação de slides com o IBM Lotus Symphony e vídeos com o totem.

Dia 21, 22 e 23/09/2013
Doente demais pra usar computador.

Dia 24/09/2013
Bom, fiz o normal: acesso a e-mail, apresentação de slides, vídeos pelo totem mas mas percebi que o totem tem um som baixo então decidi instalar o vlc, porém, ele até apareceu no menu do xfce mas executá-lo já é outros quinhentos. Tentei com muita boa vontade fazer o netpkg visual funcionar mas desisti, como sei que ele é baseado no slackware então faço como nele (installpkg).

Dia 25/09/2013
Apenas apresentação de slides e e-mail's

Dia 26/09/2013
A esperança é a última que morre, então tentei o netpkg via terminal que vi no site : http://manual.zenwalk.org/en/Package%20Management.html. Tentei instalar o apache,ele instalou o chttpd que é um "tiny" apache. E começo a perceber que é uma distribuição mais desktop, e menos desenvolvedor ou servidor. Encontrei o pacote do mariaDB e instalei. Estou apanhando para encontrar documentação do chttpd para instalar o php. Quanto ao mariaDB ainda não consegui inicializá-lo, apesar de ter os mesmos comandos do mysql, tentarei novamente mais tarde.

Dia 27/09/2013
Parece uma eternidade que estou com o Zenwalk, agora que vi que o netpkg faz as honras na instalação dos programas fui nos pacotes que tem no distrowatch sobre ele e instalei o abiword (editor de texto que gosto muito) mas ele não executou assim como o vlc, e percebi que era algo relacionado com o GTK+, depois tento resolver isso. Instalei o Chromium (o chrome do google para linux), instalei o inkscape que também não funcionou devido a várias bibliotecas.

Dia 28/09/2013
Utilização apenas do firefox para navegação.

Dia 29/09/2013
Com o chromium instalado e logado com meu login do google arrumei uma parte dos meus favoritos bagunçados e relembrei sites feras que eu havia entrado e não lembrava

Fico por aqui, mais tarde relato mais peripécias com este fabuloso sistema operacional! Grande abraço à todos, Deus os abençoem. 


P.S. : Se alguém quiser mais alguma informação é só me contactar!

Screenshots


Wallpapers utilizados:








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ion-badge e ion-breadcrumbs

Ion-button e ion-card

Ion-Alert